Agility
Vivemos em um mundo onde o imediatismo está na base das nossas ações, seja na vida pessoal ou profissional. Com o isolamento social, a barreira com o cliente foi um pouco quebrada. Antes, os assuntos eram tratados por e-mail e o tempo de resposta poderia ser maior. Hoje, a grande ferramenta de aprovações e conversas com o cliente é o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens que funcionam a todo instante. Quando mandamos mensagens, queremos retorno o mais rápido e simples possível, onde a dinâmica entre cliente e empresa ficou mais ágil e intensa.
Com isso, o comportamento do consumidor/cliente mudou um pouco em relação à sua jornada de compras. Antes, o fator-chave de compra era o preço, quem tinha o melhor fechava a venda. Hoje, outros fatores entraram para essa equação, como, por exemplo, os benefícios da loja, as avaliações dos outros usuários e, um dos mais importantes, o tempo de entrega. Como vivemos no tempo do agora, queremos comprar hoje para receber praticamente no mesmo instante e isso afeta diretamente na escolha final do consumidor.
Agilidade
Agilidade é uma das palavras que podem definir o ano de 2021. Se formos parar para analisar empresas com um grande e-commerce como Magazine Luiza, Lojas Americanas, Amazon e Mercado Livre, que trabalham com as entregas rápidas, foram elas que mais tiveram sucesso no isolamento social, afinal, como estamos em casa, precisamos receber nossos produtos o mais rápido possível. Entrega ágil é um dos maiores fatores que contribuem para a decisão de compra, ficando atrás até do valor.
Saindo um pouco fora do contexto de compra, essa agilidade se aplica também na busca por urgência de resultados. No ano anterior, tivemos um número alto de buscas no Google por “urgência por resultados” em diferentes áreas. Um grande exemplo dessa procura por agilidade aconteceu na categoria de saúde e bem-estar, onde um dos termos mais procurados foi “como emagrecer rápido”, numa busca 7 vezes maior que em relação a “nutricionais e profissionais especializados em nutrição”. Isso só nos comprova que o imediatismo é algo que já está presente em todas as áreas da nossa vida.
Se continuarmos nessa lógica, as buscas em relação ao ganho de dinheiro também formam uma grande parte das pesquisas. A tendência de usar as redes sociais como forma de ganhar dinheiro mais rápido tomou uma parte das pesquisas, especialmente no TikTok, Instagram e YouTube.
Confira também outros tópicos que são abordados em nosso e-book Tedências 2021, e conquiste muito mais sucesso para o seu negócio.