Padrões nada normais de consumo
Em uma pesquisa realizada pela empresa AppsFlyer, a instalação de aplicativos de delivery teve um aumento de 700% na cidade de São Paulo durante o isolamento social. Diante dessa mudança do padrão de consumo, os restaurantes investiram em novos modelos de negócio. Um grande exemplo dessa reinvenção são as Cloud Kitchens ou Ghost Kitchens, que, basicamente, são cozinhas planejadas apenas para entrega. Quem apostou muito nesse modelo foi o setor da hotelaria, que passou a usar as cozinhas dos hotéis para preparar pratos para vender no delivery.
Na esteira da mudança de padrão de consumo, temos também a realocação de gastos. Passando mais tempo em casa e, na maioria das vezes, em home office, em vários momentos há falta de tempo para cozinhar as refeições e, com isso, os principais aplicativos de entrega de comidas (Rappi, iFood e Uber Eats) tiveram um aumento de 94,67%, de acordo com a pesquisa realizada pela Mobills, startup de gestão de finanças pessoais. Com a diminuição de custos com transporte e lazer, os aplicativos de entrega herdaram essa parte do orçamento.
Em nosso e-book Tendências 2021, abordamos mais conteúdos sobre a digitalização dos hábitos de consumo. Baixe agora mesmo, e compartilhe este conteúdo com seus amigos.